O INSTITUTO
CONHEÇA UM POUCO MAIS
SOBRE O ICAD
CIRURGIAS
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
ONDE ATUAMOS
LOCAIS DE ATUAÇÃO EM GOIÂNIA -GO COM MAPAS ATUALIZADOS...
DOENÇAS
DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO E OBESIDADE
 
| HOME    | CONVÊNIOS    | EXAMES    | NOVIDADES    | ICAD INDICA    | CONTATO    | DÚVIDAS E RESPOSTAS
 
     
Cirurgias
 
 

Cirurgia da Obesidade

Orientação Nutricional Pós Cirurgia

Dieta Líquida Hipocalórica-Capella

A alimentação nos primeiros 30 dias após a cirurgia será constituída apenas de líquidos não calóricos. Você deverá tomar 2 litros de líquidos por dia. Esses líquidos devem ser tomados em pequenos goles, de 20 em 20 ml, a cada 5 minutos, enquanto você estiver acordado.

Consuma caldos ralos (carne magra, frango sem pele, peixe e legumes), evitando acrescentar no caldo os amiláceos (arroz, batata, macarrão, mandioca, mandioquinha, cará, inhame), gelatinas dietéticas, refrescos diluídos, água de côco, bebidas isotônicas (Gatorade®,Marathon®, etc), leite desnatado, iogurte natural desnatado batido com leite desnatado e/ou frutas, chás quentes ou gelados. Prefira preparar os caldos em casa, ao invés de comprar sopas prontas industrializadas, bem como os sucos em pó. Dilua sempre os sucos industrializados líquidos, evitando aqueles com corantes e conservantes. Tempere os caldos habitualmente, mas não esqueça de coar.

O leite e o iogurte também devem ser coados quando estiverem batidos com frutas. Não consuma líquidos calóricos como: milk-shakes, leite condensado, creme de leite, sorvetes, flans, pudins, chocolates, etc...) pois são ricos em açúcar e podem causar: diarréia, tontura, fraqueza, sudorese, palpitações, taquicardia, rubor, dispnéia, sonolência, desmaios, náuseas, vômitos e dores abdominais. Não consumir bebidas alcoólicas. É importante tomar 2 litros de líquidos por dia para que a urina fique clara, para prevenir a formação de cálculos renais (pedras nos rins) e você não fique desidratado.


Dieta após os 30 primeiros dias

Quando completar 1 mês de cirurgia você deverá passar com o cirurgião e com a nutricionista da equipe. Neste momento a dieta sólida será liberada, mas você deverá seguir todas as orientações que receber, pois chegou a hora de fazer a sua parte, para que o resultado tão esperado da cirurgia seja alcançado sem danos a sua saúde. O 1º passo é mastigar muito bem os alimentos, cortá-los em mini-pedaços (1cm3) e, colocar no garfo uma quantidade equivalente a uma colher de chá, esperando de ½ a 1 minuto entre as garfadas.

Você deve levar de 30 a 40 minutos por refeição, evitando assim, o desconforto, a sensação de "estufamento", náuseas e vômitos. Os líquidos no almoço e no jantar devem ser evitados nos primeiros meses, para não se correr o risco de ingerir mais líquido e menos sólido. É fundamental realizar 5 a 6 refeições por dia. Priorizar as proteínas na alimentação: carne, leite, queijos, ovos, iogurte, pois estes alimentos vão impedir que o seu cabelo caia, sua unha fique fraca e você fique anêmico. No início coloque 4 a 5 colheres de sopa de comida no prato (aproximadamente 200g), sendo que se deve colocar mais carne e consumi-la primeiro do que qualquer outro alimento.Prefira a carne moída ou na panela de pressão para facilitar o processo de aprendizagem da mastigação.

Os doces devem ser evitados, porém quando for consumi-los, consuma-os depois do almoço ou depois do jantar. Lembre-se de que grandes concentrações de açúcar causam Dumping (diarréia, tontura, fraqueza, sudorese, palpitações, taquicardia, rubor, dispnéia, sonolência, desmaios, náuseas, vômitos e dores abdominais). As bebidas alcoólicas e os refrigerantes devem ser evitados nos primeiros 6 meses de cirurgia pois, devido ao gás, vão lhe causar mal estar e sensação de estufamento, além de ocasionar náuseas e vômitos. As bebidas alcoólicas são absorvidas rapidamente devido a cirurgia e, além de embebedá-lo mais rápido prejudica o fígado. Não se esqueça: agora com o novo estômago pequeno, não se pode abrir mão da qualidade!

O uso de complexos vitamínicos e sais minerais são essenciais para o resto da vida, assim como o acompanhamento médico e exames.
 

IMC - ÍNDICE DE MASSA COPORAL

Calcule seu IMC
PESO: em kilogramas

ALTURA: em centímetros
RESULTADO DO IMC: PESO/(ALTURA) X (ALTURA)

 

 



 
     
| Home
| O Instituto
| Locais de Atuação
| Política de Privacidade
| Contato
| Cirurgia da Obesidade
| Doenças
| Convênios
| Exames
| Novidades
| ICAD Indica
Cadastre-se e receba nossos Informatívos
   
62. 3089-9121 / 3089-9123
+ Formas de contato
Copyright © 2011 Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Obesidade. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Alguns Internet Studio