O INSTITUTO
CONHEÇA UM POUCO MAIS
SOBRE O ICAD
CIRURGIAS
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
ONDE ATUAMOS
LOCAIS DE ATUAÇÃO EM GOIÂNIA -GO COM MAPAS ATUALIZADOS...
DOENÇAS
DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO E OBESIDADE
 
| HOME    | CONVÊNIOS    | EXAMES    | NOVIDADES    | ICAD INDICA    | CONTATO    | DÚVIDAS E RESPOSTAS
 
     
Cirurgias
 
 

Cirurgia da Obesidade

Dúvidas freqüentes em relação a Cirurgia da Obesidade

1- Como saber se tenho obesidade e que grau eu tenho?
Através do cálculo do IMC, índice de Massa Corpórea pode-se obter a relação entre a altura e o peso e daí avaliar o grau de obesidade do paciente.

2- Quais os pacientes que não podem ser operados?
Nem todos os pacientes podem ser operados. Pacientes com distúrbios psicológicos graves, pacientes com alto risco anestésico, paciente gestante, paciente com doença que leve a pouca sobrevida (câncer, por exemplo), pacientes com doenças cárdio-pulmonar graves, paciente com tendência a uso de drogas e álcool pacientes com potencial para sangramento gastrintestinal (Ex: varizes esofágicas e gástricas), pacientes com expectativas irreais.

3- Posso engravidar depois de operada?
A gravidez é uma contra-indicação à realização do procedimento, o ideal é que as mulheres que desejem engravidar evitem a gravidez durante 24 meses após a cirurgia, pois uma perda rápida de peso e deficiências nutricionais podem prejudicar o feto em desenvolvimento.
Portanto, na ocorrência de gravidez em pacientes com banda gástrica, o cirurgião deve ser informado para que o liquido do anel seja removido e possa propiciar uma boa nutrição e uma gestação sem alterações para o feto.Está é uma das particularidades exclusivas da técnica da banda gástrica ajustável, pois nas outras técnicas uma gravidez antes do período de adaptação do organismo poderia repercutir na má nutrição fetal
4- Qual o momento certo para fazer as plásticas?
Assim que o paciente alcance e estabilize o peso adequado, poderá ser submetido às cirurgias plásticas. Normalmente após o segundo ano.

5- Após a cirurgia a necessidade de complementação nutricional?
Vitaminas sempre são utilizadas para evitar as deficiências.

6- Para quem é indicada a cirurgia?
Para os pacientes que permanecem severamente obesos após as tentativas de perda de peso, para pacientes que tenham algum distúrbio relacionado à obesidade, a cirurgia pode ser próximo e melhor passo à ser tomado, principalmente se portador de co-morbidades tipo Diabetes, Doenças Articulares, Doenças da Coluna Vertebral, Síndrome de Depressão e Ansiedade decorrentes do excesso de peso devido ao IMC elevado e outras situações.
7- O que é Síndrome de Dumping?
É a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago, para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar. Os sintomas comuns são náuseas, suor, frio intenso, desmaios, fraqueza, diarréia após a alimentação. Temos que evitar os alimentos ricos em açúcar.

8- Após a cirurgia, temos necessidade de orientação nutricional?
Sim. Não esqueça, depois da cirurgia não haverá dietas, mais mudanças de hábitos alimentares com uma alimentação balanceada, saudável, sem que você precise passa fome.

10- Podemos ingerir bebidas alcoólicas após a cirurgia?
Os pacientes são orientados a não ingerir bebidas alcoólicas, se não deve evita-las rigorosamente, pelo menos por seis meses.
Porque essa substância poderá fazer um efeito maior do que fazia antes da cirurgia.
Lembramos também que o álcool tem uma grande quantidade de calorias.

11- O que acontece se eu comer demais?
Provavelmente irá vomitar, você mesmo irá perceber quando já comeu suficiente e então deve parar.

12- Existem riscos destas cirurgias?
Não existe cirurgia sem risco.
O risco cirúrgico é relativamente baixo comparado com o perigo de vida da obesidade mórbida e quanto mais se deixa o tempo passar novas doenças vão aparecer.

13- Quais os alimentos que não poderão faltar na minha dieta pós cirurgia (30 dias)?
O paciente deverá seguir a dieta orientada pela nossa nutricionista, mas a longo prazo nunca deve faltar carne vermelha, leite, queijo, frutas, verduras e legumes.

 



 
     
| Home
| O Instituto
| Locais de Atuação
| Política de Privacidade
| Contato
| Cirurgia da Obesidade
| Doenças
| Convênios
| Exames
| Novidades
| ICAD Indica
Cadastre-se e receba nossos Informatívos
   
62. 3089-9121 / 3089-9123
+ Formas de contato
Copyright © 2011 Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Obesidade. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Alguns Internet Studio