O INSTITUTO
CONHEÇA UM POUCO MAIS
SOBRE O ICAD
CIRURGIAS
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
ONDE ATUAMOS
LOCAIS DE ATUAÇÃO EM GOIÂNIA -GO COM MAPAS ATUALIZADOS...
DOENÇAS
DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO E OBESIDADE
 
| HOME    | CONVÊNIOS    | EXAMES    | NOVIDADES    | ICAD INDICA    | CONTATO    | DÚVIDAS E RESPOSTAS
 
Institucional
 
 

O Instituto

O INSTITUTO DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO E OBESIDADE – ICAD GOIÂNIA – Dr. LEONARDO EMÍLIO DA SILVA é um Centro de Excelência de diagnóstico, acompanhamento e tratamento das doenças do Aparelho Digestório.

O ICAD Goiânia é composto por Cirurgiões, Endocrinologistas, Endoscopistas, Clínicos, Psicólogos, Psiquiatras, Nutricionista e Fisioterapeuta e Educador Físico coordenados pelo Dr. Leonardo Emílio da Silva.

O ICAD iniciou suas atividades na cidade de Goiânia, Goiás, em 1998 pelo Dr. Leonardo Emílio da Silva após conclusão de sua formação acadêmica na área de cirurgia geral e vídeo-endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica na cidade de São Paulo.

O Dr. Leonardo Emílio da Silva é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Fez Residência Médica na área de cirurgia geral e do trauma na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo onde permaneceu como Professor Auxiliar de Ensino e Chefe de Equipe Cirúrgica do Pronto Socorro Central daquela Faculdade até 1999 quando optou por retornar a sua cidade natal, Goiânia.

Ainda durante sua formação acadêmica, o Dr. Leonardo Emílio da Silva fez Residência Médica em endoscopia digestiva alta e baixa no Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP/SP. Após a conclusão de suas residências médicas, o Dr. Leonardo Emílio da Silva foi contratado, através de concurso público, na divisão de experimentação do Instituto do Coração do InCor em São Paulo – Universidade de São Paulo onde coordenou e realizou inúmeros trabalhos médicos na área de cirurgia geral e do trauma o que lhe rendeu o Prêmio Jovem Pesquisador Brasileiro no ano de 1994. Após seu ingresso no Incor-USP/SP, o Dr. Leonardo Emílio da Silva concluiu o Mestrado em cirurgia geral pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e na seqüência concluiu também o doutorado na área de cirurgia geral pela mesma Faculdade.

Em seu mestrado o Dr. Leonardo Emílio da Silva estudou os “Efeitos da oclusão da aorta torácica sobre os parâmetros clínicos, gasométricos, hemodinâmicas e fluxo sanguíneo carotídeo durante a massagem cardíaca no choque hemorrágico. Estudo em cães”. Estudo de grande importância na recuperação de pacientes traumatizados que chegam com parada cardíaca ao pronto socorro.

Sua tese de doutorado discorre sobre a “Padronização técnica da derivação gástrica vídeo-laparoscópica por gastro-jejunostomia pré-cólica e pré-gástrica com desvio jejunal sem abertura mesentérica. Análise dos resultados precoce e tardios.” Nesse trabalho, o Dr. Leonardo Emílio da Silva propôs uma modificação técnica na cirurgia para o tratamento da obesidade (redução do estômago) que a tornou mais rápida, segura e simples, sendo ele pioneiro nessa técnica que atualmente é utilizada mundialmente pela maioria dos cirurgiões bariátricos.

Em 1998 o Dr. Leonardo Emílio da Silva estagiou no Center for Minimally Invasive Surgery at the University of Pittsburgh Medical Center coordenado pelo Dr. Philip Schauer, M.D., pioneiro em todo o mundo na cirurgia de invasão mínima em especial na vídeolaparoscopia para o tratamento da obesidade. Na Universidade de Pittsburg o Dr. Leonardo Emílio fez seu treinamento para a vídeocirurgia na obesidade operando inúmeros porcos sob supervisão do Dr. Philip Schauer e sua equipe.

Assim, após aprender em animais de experimentação (porcos) sob a supervisão e orientação do Dr. Philip Schauer, o Dr. Leonardo Emílio da Silva treinou e preparou toda sua equipe, incluindo o médico anestesiologista, também em porcos, aqui no Brasil. Só após estarem seguros e a aprovação pelo Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina da cirurgia videolaparoscópica para o tratamento da obesidade, o Dr. Leonardo Emílio da Silva iniciou a prática em seus pacientes. Nossa primeira cirurgia durou 13 horas e foi um sucesso. O tempo muito longo reflete o cuidado da equipe com a execução de sua primeira cirurgia onde realizaram repetidas e exaustivas revisões de todos os momentos cirúrgicos. Atualmente, a cirurgia é realizada em 1hora e 15 minutos, em média, com o máximo em segurança. Vale ressaltar que o Dr. Leonardo Emílio da Silva é um dos pioneiros nessa técnica não só no Brasil, mas em toda América Latina.

Hoje,com mais de 1200 pacientes operados para o tratamento da obesidade e mais de 800 balões gástricos implantados também no tratamento da obesidade, o ponto central que direciona o ICAD é a constante busca pelo aperfeiçoamento com educação continuada e a análise individualizada de cada paciente. Assim buscamos a constante e incessante atualização com a participação em congressos nacionais e internacionais e, publicações de artigos em revistas médicas e de livros. O ICAD Goiânia apresenta-se particularmente como referência nacional e internacional no tratamento cirúrgico da obesidade, em especial a Obesidade Mórbida.

Para isso, dispomos de uma equipe multidisciplinar composta de nutricionista, psicólogas, psiquiatra, fisioterapeuta e educadora física que atuam também em ambiente hospitalar realizando acompanhamento no pós-operatório imediato.

Conheça-nos, nosso maior prazer é lhe servir, proporcionando seu bem estar com responsabilidade e segurança.

 
     
| Home
| O Instituto
| Locais de Atuação
| Política de Privacidade
| Contato
| Cirurgia da Obesidade
| Doenças
| Convênios
| Exames
| Novidades
| ICAD Indica
Cadastre-se e receba nossos Informatívos
   
62. 3089-9121 / 3089-9123
+ Formas de contato
Copyright © 2011 Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Obesidade. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Alguns Internet Studio